Home / Fatores de Atratividade
Recursos Humanos
O Estado do Rio de Janeiro, capital do Brasil de 1763 a 1960, é historicamente um polo nacional de educação e produção de conhecimento e conta com uma das mais qualificadas estruturas de recursos humanos do país.
Berço de desenvolvimento acadêmico, tecnológico e técnico, o Estado tem 18 Universidades, 22 centros tecnológicos e 6 Institutos de tecnologia, bem como centros de pesquisa avançados nos setores biomédico, de engenharia, óleo e gás, energia e eletricidade, além de ampla rede de ensino técnico.
A média de anos na escola do cidadão fluminense, superior a oito, está acima da nacional e da região sudeste, a mais desenvolvida do país.
Com 50 PhD’s por cem mil habitantes, no Rio de Janeiro localiza-se cinco das dez melhores Universidades e cinco dos dez melhores cursos de engenharia brasileiros, segundo ranking do Ministério da Educação.
O Estado abriga o maior centro de ensino e pesquisa da América Latina, a Coppe-UFRJ, e os três mais importantes cursos de engenharia em petróleo&gás do Brasil. São também referências internacionais de pesquisa e desenvolvimento tecnológico a Fiocruz, na área de saúde, e o Cepel, na área de energia elétrica.