Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
27/11/2013
Empresa italiana instala fábrica de aço em Seropédica
A cadeia da indústria do petróleo e gás do Estado do Rio de Janeiro ganhará um elo estratégico com a instalação da Forjaria Marcora do Brasil, em Seropédica. Com investimentos de R$ 120 milhões e criação de cem postos de trabalho, a indústria fornecerá até 40 mil toneladas/ano em aços especiais para utilização em equipamentos de exploração em condições submarinas.
O início da construção está previsto para o primeiro semestre de 2014, com entrada em operação no segundo semestre de 2015, gerando cerca de 70 empregos diretos e até 200 indiretos. O valor total dos investimentos estão estimados em US$ 50 milhões. O projeto é uma parceria entre as italianas Forgiatura Marcora e Fomec, e a brasileira Gaia Partners.
Atualmente a empresa fornece para o país por meio de sua unidade em Milão. A operação da forjaria consistirá na conformação de lingotes de aço por processos térmicos e mecânicos, transformandoos em peças que integrarão os equipamentos submarinos mais complexos, como manifolds, árvores de natal, cabeças de poço, dentre outros.
Para discutir a instalação da empresa na cidade, o secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica Wilson Beserra se reuniu na manhã desta terça-feira com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Julio Bueno.
A ideia é viabilizar a infraestrutura necessária para disponibilização dessas áreas para as empresas. “Os municípios que são cortados pelo Arco Metropolitano e os que ficam no entorno já estão sendo beneficiados por um volume imenso de investimentos, e há empreendedores de olho em áreas para se instalarem no local e aproveitarem esse corredor logístico”, comentou o secretário Julio Bueno durante a reunião.
Para Julio Bueno, o investimento se enquadra nos esforços que vêm sendo feitos pelo Governo do Estado com foco no mercado subsea. “A instalação de uma forjaria adensa ainda mais a cadeia produtiva disponível para a indústria de óleo e gás. O investimento é fruto da política de atração desenvolvida pelo Governo, que busca ampliar os fornecedores em atuação no Estado”, avaliou.
Wilson Beserra declarou que a vinda de uma forjaria para a cidade confirma a excelente parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado em prol de melhor qualidade de vida, com empregos e renda vindo com novos investimentos.
ZM NOTÍCIAS - N. IGUAÇU – 27 de novembro de 2013