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Cosméticos & Higiene Pessoal
Setores de Negócios No final da década de 1990 e ao longo dos anos 2000 o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresentou indicadores vigorosos no país, alcançando crescimento médio deflacionado de 10,5% e passando de um faturamento ex-factory (líquido de impostos sobre vendas) de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 24,9 bilhões em 2009.
Com destaque para a região sudeste, que concentra 1.047 empresas, as oportunidades de trabalho na indústria saltaram 112% no período.
O Brasil detém 8,1% do mercado mundial no setor e a liderança em diversos segmentos, como os de desodorantes (participação de 16,5%), infantil (14%), perfumaria (13,1%), proteção solar (10,2%), banho (8,5%) e produtos masculinos (8,2%).
No Estado do Rio de Janeiro são mais de 170 indústrias do ramo e somente as fábricas localizadas na Baixada Fluminense respondem por 11% da produção nacional. No total, o PIB do setor no estado chega a R$ 1,6 bilhões e significa 12,5% do que é produzido em todo o país, com geração de 6.500 empregos.
Compõem decisivamente esse panorama os incentivos fiscais fluminenses, tais como o diferimento de ICMS e Crédito Presumido das diferentes operações de movimentação de mercadorias (decreto 35.418) e o tratamento tributário especial para as indústrias de perfumes e cosméticos instaladas no estado (decreto 35.419).