Home / Setores de Negócios
Farmacêutico
Setores de Negócios A indústria farmacêutica apresenta importante papel na economia do país e no Estado do Rio de Janeiro, representada por dois grupos de produção: produtos farmacêuticos - medicamentos para uso humano, veterinário e preparações farmacêuticas, e farmoquímicos- substâncias químicas farmacologicamente ativas obtidos por extração de produtos de origem vegetal, animal e biotecnológica.
O estado é um dos maiores mercados consumidores do país, em grande medida devido ao aumento de gastos com a saúde, atrelado ao crescimento da renda média ocorrida nos últimos anos, tendo, igualmente, grande relevância na indústria farmacêutica brasileira, uma vez que as principais multinacionais do setor possuem unidades de produção estabelecidas no Rio de Janeiro, como a Merck Brasil, Bayer, Eurofarma, Roche Brasil, Novartis Brasil, GlaxoSmithKline, B. Braun Melsungen AG e Abbot Brasil. Também sedia a mais importante instituição pública nacional do setor, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Em 2017 as vendas nacionais do setor somaram US$ 33,1 bilhões, colocando o país no sexto lugar do ranking mundial de consumo, segundo o relatório de 2018 da IQVIA Institute for Human Data Science.
Nos últimos anos, o Rio de Janeiro recebeu R$ 2 bilhões de investimentos no segmento farmacêutico, resultado da atração de importantes empresas. Dados do IBGE mostram que a atividade vem apresentando expansão no estado, apresentou um crescimento acumulado de 13,2% nos últimos 12 meses (até julho/2018), tendo gerado 9.224 empregos formais em 2017, o terceiro maior do país, além de se constituir no segundo maior mercado consumidor.