Home / Setores de Negócios
Metal Mecânico
Setores de Negócios No Brasil, o setor metal-mecânico tem tradição de exportação, o que lhe dá grande peso na balança comercial. Em 2010, o setor contribuiu com 23,2% do saldo da balança comercial brasileira e 8,2% do PIB industrial, com um faturamento total de U$73,1 bilhões.
O Estado do Rio abriga um dos mais importantes polos nacionais de metalurgia, no município de Volta Redonda, no qual, refletindo as características do setor como um todo no estado, há forte integração entre grandes, pequenas e médias empresas.
A região tem 330 fábricas do setor, que empregam mais de 30 mil funcionários.
O setor metal mecânico representa 25,3% da força de trabalho da indústria de transformação fluminense, sendo que as médias e grandes empresas são responsáveis por 65% da mão de obra empregada.
A mão de obra técnica empregada no setor metal mecânico do Rio de Janeiro cresceu 21,2% no período 2006/2008, contra crescimento de 8,5% na Indústria de Transformação do estado como um todo. A maior parte das empresas possui atuação local, tendo o próprio Rio de Janeiro entre um de seus três principais compradores (85,1%).
O Governo do Estado, através da Lei 5.636/10, que alterou a Lei 4176/03, mantém a redução de 19% para 2% na base de cálculo da alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), mas ampliando o seu alcance.
A lei em vigor define o prazo de 25 anos de duração do benefício e estabelece uma meta para saída automática do regime: tendo como base o ano da publicação da lei, perderá o direito a oferecer a redução tributária o município que superar o crescimento de 200% nas operações relativas ao ICMS.