Home / Setores de Negócios
Naval
Setores de Negócios O setor naval e offshore emprega diretamente 59 mil pessoas em todo o país. O Brasil tem atualmente 54 estaleiros em pleno funcionamento e 11 em construção e está em curso, ainda, a construção de 18 novas plataformas, sondas, barcos de apoio e outras estruturas offshore.
O país detém 2,9% do mercado mundial de construção naval e, entre 2003 e 2011, o conteúdo local no processo produtivo passou de 57% para 75%.
Nesse quadro, o Rio de Janeiro tem papel de destaque. São 22 estaleiros no estado, que compõe 62% da força de trabalho nacional. A demanda fluminense é responsável por 55% do aço consumido pelo setor.
Essa liderança se fortalece e se amplia a partir de vários fatores. Estruturalmente, o estado conta com densa cadeia de fornecimento para pequenos, médios e grandes estaleiros, mão de obra qualificada, proximidade com fornecedores de matéria prima, proximidade com o mercado consumidor, centros de pesquisa e tecnologia.
Já em termos de benefícios e incentivos, abre-se um amplo leque de possibilidades. Apoios para definição de localização e estabelecimento do negócio, bem como para sua expansão e modernização, acompanhamento em processo de licenciamento ambiental, planejamento para consolidação da cadeia produtiva, fóruns para a indústria, projetos de qualificação de mão de obra, redução de ICMS para o setor e para a produção de aço.