Home / Setores de Negócios
Petróleo & Gás
Setores de Negócios O setor de petróleo&gás é um dos motores do crescimento brasileiro e, com a descoberta e exploração do pré-sal, o país ganha a perspectiva de tornar-se um dos principais detentores de reservas globais.
O Brasil consolidou a liderança tecnológica na exploração em águas profundas e, com fortes investimentos nacionais e internacionais, amplia decisivamente sua cadeia produtiva.
Estima-se que, ao impactar diversos outros segmentos da economia, o setor gere aproximadamente 250 mil empregos até 2020. Somente no que tange o pré-sal, trata-se de reservas de 80 bilhões de barris de óleo leve e investimentos previstos na ordem de US$ 600 bilhões.
Principal centro do país no ramo, o Rio de Janeiro produz, por dia, 1,6 milhões de barris de petróleo e 28 milhões de m³ de gás, respectivamente 73% e 43% da produção brasileira.
Atualmente estão em curso no estado projetos da ordem US$ 60,1 bilhões e a produção de petróleo fluminense superará os três milhões de barris/dia até 2020.
Além desse cenário de franca expansão, o segmento conta com importantes incentivos fiscais, em constante modernização, tais como o Repetro, regime aduaneiro especial que permite a importação de equipamentos específicos, para serem utilizados diretamente nas atividades de pesquisa e lavra das jazidas de petróleo e gás natural, sem a incidência dos tributos federais.