CODIN PECEM 2.jpeg

Comitiva da CODIN foi recebida na ZPE do Complexo do Pecém, em Fortaleza (CE)

Comitiva da CODIN visita Complexo Industrial no Ceará

Entre quarta e sexta-feira (9 a 11/6), uma comitiva da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN), capitaneada pelo presidente da Companhia, Julio Cesar Andrade, conheceu as instalações da Zona de Processamento de Exportação do Complexo do Pecém, localizado em São Gonçalo do Amarante (CE). A recepção foi feita por Eduardo Neves, diretor presidente da ZPE do Ceará e sua equipe.

Entre os propósitos da visita, esteve a troca de experiências com vistas à escolha da empresa responsável pela administração da ZPE do Açu, decisão de responsabilidade da CODIN. A ZPE cearense é, atualmente, a única do gênero em operação no Brasil.

Após a visita ao Complexo do Pecém, com seu porto e sua ZPE, a comitiva da CODIN reuniu-se com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Francisco de Queiroz Maia Junior, com o intuito de nivelar o plano de negócios da CODIN relacionado ao edital da ZPE do Açu e conhecer ações do governo cearense em prol do desenvolvimento econômico.

 

O presidente da Companhia, Julio Cesar Andrade, comemorou o êxito da visita: "Pudemos observar, no Complexo do Pecém, um exemplo bem-sucedido de integração de produção e logística em prol da geração de milhares de empregos. Também pudemos conhecer a expertise do Pecém para a atração de players estratégicos e seu parque tecnológico, que conta com software de gestão integrado com a Receita Federal.", ressaltou.

Eduardo Neves ressaltou o valor do diálogo interinstitucional entre CODIN e ZPE do Pecém, e mostrou à comitiva da Companhia as obras para a  segunda ampliação do Porto do Pecém. "Nesta segunda ampliação, com investimentos da ordem de R$ 1 bilhão, estamos ampliando e pavimentando o quebra-mar, construindo uma nova ponte de acesso e mais três berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres. A obra vai quintuplicar a capacidade de movimentação de cargas e colocará o Porto do Pecém em posição de destaque no cenário internacional.", anunciou.

"Agradecemos à recepção do presidente Eduardo Neves e de Rebeca Oliveira, diretora executiva de Relações Institucionais do Porto do Pecém e Andrea Freitas, diretora de Operações da ZPE do Pecém, que nos acompanharam na visita. Tenho certeza que a troca de experiências com os gestores do Complexo do Pecém nos permitirá empregar iniciativas exitosas na ZPE do Açu, uma das mais promissoras ações para o desenvolvimento do Rio de Janeiro.", comemora Julio Cesar Andrade, que esteve acompanhado em suas ações no Ceará pelo diretor de Novos Negócios da Companhia, Rafael Menezes, e por Renata Pontes, representando o Jurídico da CODIN.

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém, vale lembrar, foi fundado em 2002 e reúne funções de complexo industrial, portuário e terminal logístico. A ZPE do Pecém completou, ano passado, dez anos, e contém 18 indústrias instaladas de diversos campos de atuação como a siderurgia, geração de energia, produção de cimento, entre outras áreas.