Codin aumentou atendimentos no primeiro trimestre desse ano...

A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) ampliou em 38% o número de atendimentos realizados no primeiro trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e março foram realizados 36 atendimentos a empresas e representantes de municípios fluminenses interessados em renovar, ampliar ou iniciar empreendimentos no Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o presidente da Codin, Fábio Galvão, esse crescimento está atrelado aos compromissos que a Companhia assumiu a partir da participação em audiências públicas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, em 2019, para levantar informações e soluções para a retomada do desenvolvimento no Estado.

- Criamos uma Diretoria de Governança, uma Área de Correição e um novo programa de Compliance. Estas iniciativas geraram visibilidade e sinergia com as estruturas de integridade de empresas do setor privado. Firmas que aguardavam um melhor momento para retomar os seus pleitos de incentivos fiscais com a entrada do novo governo - afirma Galvão.

Nessa virada de jogo da Codin, o presidente também destaca a Portaria 5, publicada em julho do ano passado e que introduziu a exigência de programas de compliance às empresas que pleiteiam incentivos fiscais em território fluminense.

- Fechamos 2019 com o mais que o dobro de atendimentos comparados a 2018. Houve uma sinalização para o mercado e a resposta foi uma retomada natural da confiança - ressaltou Galvão

De acordo com Galvão, quando os números do ano corrente são comparados aos do primeiro trimestre de 2018, as marcas da atual gestão da Codin ficam ainda mais evidentes.

- Se tirarmos como base os dados de dois anos atrás nossa expansão chega a 100%. Um resultado derivado de intervenções estruturais, boas práticas de gestão e da competência de um corpo funcional especializado - conclui.

Dentre os atendimentos efetuados nos primeiros três meses deste ano, 66% foram em apoio a demandas de municípios fluminenses, 30% a empreendedores privados com interesse em investir no Rio de Janeiro. Outros 4% são relativos a participação da Codin em feiras e eventos, ou a atendimentos virtuais por meio dos canais on line da instituição.

A Codin, criada em 1967, é uma sociedade anônima de economia mista, de administração indireta do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais que tem por objetivo desenvolver ações que possibilitem contribuir para a expansão da atividade empresarial no território fluminense, em parceria com as demais entidades governamentais e empresariais, universidades e centros tecnológicos.

Através de sua equipe técnica orienta o investidor na escolha do incentivo mais adequado à sua atividade, bem como em relação aos procedimentos necessários à sua obtenção.

Por meio da sua área de inteligência empresarial, a Codin fornece orientação às empresas que desejam se instalar ou expandir sua atividade no Estado do Rio de Janeiro, fornecendo informações gerenciais relativas aos diversos aspectos socioeconômicos e logísticos das regiões e municípios fluminenses, possibilitando à empresa selecionar a alternativa locacional mais adequada às suas necessidades operacionais, logísticas e mercadológicas.