Fábio Galvão: "vamos fomentar a economia e o desenvolvimento social"


O presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Fábio Galvão, é o entrevistado desta terça-feira (17/12), do Portal RJ. Ele fala sobre as principais iniciativas no primeiro ano de gestão e traça os objetivos para 2020. Confira!

1 - Qual foi o cenário encontrado quando assumiu a secretaria?

O cenário encontrado foi o de uma Codin defasada na adoção das boas práticas corporativas, onde havia pouca transparência. A visibilidade da antiga gestão era nula, o cidadão fluminense só tomava conhecimento das ações da Companhia em termos negativos. Os servidores, desmotivados, careciam de valorização. Quadros técnicos preparadíssimos estavam "encostados" por razões de natureza política. Nós mudamos essa realidade, valorizando as nossas pratas da casa, técnicos experientes e conhecedores da realidade econômica do Rio.

2 - Quais foram as principais ações nesse primeiro ano de gestão?

Destacamos alguns pontos: o lançamento do nosso novo portal, inteiramente voltado para a captação de investidores para o estado; o compromisso com a economicidade, que adequou a Codin ao Regime de Recuperação Fiscal, onde agimos com rigor na redução das despesas correntes; a obrigatoriedade das médias e grandes empresas interessadas em receber incentivos fiscais no Rio disporem de programas efetivos de compliance (prevenção à corrupção); a interiorização da empresa, que mantém diálogo permanente com os 92 municípios do estado, havendo estudos para a implantação de condomínios industriais em Cabo Frio e Teresópolis, entre outros; além do fundamental processo de revalorização dos servidores da Casa com a criação de programas de capacitação profissional, como o Codin Melhor, e a implementação da Comissão Especial de Valorização do Servidor, iniciativa que tem como objetivo motivar e desenvolver projetos destinados a atender as demandas dos funcionários da companhia.

3 - Quais são os principais desafios da Codin?

Sem dúvidas, a reindustrialização do nosso estado. Sou do subúrbio do Rio de Janeiro, e lembro na minha infância de, passeando pelos bairros da Zona Norte da capital, não conseguir contar de tantas fábricas que existiam. Por vários motivos, essas indústrias foram embora em larga medida. Agora, estamos recuperando o prejuízo, o que significa atrair investidores externos sem desprestigiar o industrial que, bravamente, permaneceu no nosso estado. Queremos melhorar as condições dos Distritos Industriais, e celebramos um convênio com o DER com a finalidade recuperar e conservar suas infraestruturas às demandas da Indústria, ao mesmo tempo em que fomentamos e economia e o desenvolvimento social nas regiões adjacentes a essas áreas e atraímos novas empresas.

4 - Quais as prioridades da secretaria para o próximo ano?

Estamos cumprindo as etapas de adequação interna à cultura de probidade, com vistas a receber a certificação ISO 37001, com ações concretas de prevenção e combate às más práticas. Este sistema antissuborno foi desenvolvido pela ISO (Internacional Organization for Standardization), e o cumprimento de suas exigências levará a Codin a um novo patamar como modelo de integridade e transparência. Tudo isso sinalizará ao mercado um compromisso verdadeiro da Companhia com a retomada do desenvolvimento no nosso estado, mas um desenvolvimento pautado em novas bases, bases de uma relação transparente e ética com quem investe e produz.

5 - Como garantir investimentos e a execução de ações e programas com o Rio de Janeiro ainda em processo de recuperação fiscal?

Aquecendo o ambiente de negócios, como já temos experimentado neste 2019 que se encerra, é possível atrair investimentos, por exemplo, para a infraestrutura sem infringir os ditames do RRF. Aliás, vale ressaltar o nosso compromisso com o Regime. Em 2019, cortamos 20% do custeio da Companhia, reduzindo despesas desnecessárias. A retomada passa pelo estímulo ao capital privado em um ambiente de profunda competição entre os estados. Com credibilidade, estamos no caminho certo, pois aumentamos exponencialmente o atendimento a empresas interessadas em investir no RJ ao longo de 2019. Até outubro, mais do que dobramos esse número em relação ao mesmo período de 2018.


109 visualizações
 Copyright © Criado por Codin  - Todos os Direitos Reservados 

Telefone: +55  (21) 2334-1400

Siga-nos em nossas redes sociais