Governo do RJ abre caminho para construção da maior fábrica de vacinas da América Latina...

O governador em exercício, Cláudio Castro assinou nesta quinta-feira (03/12), no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, a escritura definitiva do terreno onde será instalado o Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (CIBS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A iniciativa, que é uma parceria entre os Governos Estadual e Federal, permitirá a construção da maior fábrica de vacinas da América Latina dentro do Distrito Industrial de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

O evento contou com a presença do Ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que caracterizou a iniciativa como um "trabalho de vanguarda". Pazuello elogiou o Programa Nacional de Imunizações, e destacou o caráter inovador do CIBS. "Será a maior da América, ficou claro que tinha que colocar para funcionar. Não é simples, é um processo novo. Essa é uma missão que vai fazer a diferença, quem ganha com isso é o povo brasileiro', comemorou Pazuello.

O governador em exercício, Cláudio Castro, agradeceu à parceria e diálogo entre o Ministério da Saúde e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Para ele, "A Covid é uma preocupação prioritária do governo estadual. Esse complexo (o CIBS) fará com que lá na frente a gente pense como foi importante estarmos aqui". Para ele, o CIBS "coloca o RJ na vanguarda da produção de vacinas" e gerará empregos e produção científica.

Em sua fala, Fábio Galvão, presidente da CODIN, agradeceu em nome da Companhia ao ministro Pazuello e à presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, pelo alinhamento para viabilizar a construção do CIBS.

O CIBS será implantado em uma área de 580 mil metros quadrados, cedida pela CODIN. O novo complexo vai quadruplicar a capacidade de produção anual de frascos de vacinas e biofármacos da FioCruz. A expectativa é de que as obras gerem 5 mil empregos na construção civil. Outros 1.500 postos de trabalho podem ser gerados com o complexo em funcionamento, nas atividades de produção de vacinas e biofármacos.

Também estiveram presentes os secretários de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves de Carvalho, de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Nelson Furtado, aa Presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima e do presidente da CODIN, Fábio Galvão.