POLÍGONOS DE 

DESENVOLVIMENTO

O Rio de Janeiro é um estado plural, no seu espaço territorial coexistem diversos Rio de Janeiro, cada um com características sócio econômica, ecológica, cultural e climática específicas, o mais deles é o Rio Metropolitano e, em particular, a cidade do Rio de Janeiro, região  que se caracteriza pelas suas belezas naturais, atividade cultural e a excelência oferecida para o desenvolvimento da atividade empresarial.

 

Entretanto o estado igualmente oferece outros Polígonos de Desenvolvimento com excelentes condições para a atividade empresarial, essas regiões oferecem boa infraestrutura e logística possibilitando as empresas acessar rapidamente todo o mercado nacional e internacional, além de oferecer excelente padrão de qualidade de vida e atrativos culturais e naturais.

 

Além de contar com um dos maiores campos de produção de petróleo do Brasil, a Bacia de Campos, e sediar um dos maiores projetos portuário logístico- industrial e energético da América do Sul, o Complexo Portuário do Açu, o Polígono de Óleo e Gás da Região Norte  oferece qualidade de vida, traduzida na excelência da sua rede de ensino fundamental, técnico e universitário, nos diversos biomas que nela coexistem, compostos pelo oceano, serras, rios encachoeirados e lagoas, possibilitando a prática de inúmeros esportes, além de oferecer atrativos culturais e gastronomia internacional.

O Complexo Portuário do Açu, localizado em São João da Barra, é um porto de águas profundas com 21,0m de profundidade, conta com nove terminais, offshore e onshore, pode-se citar os de Minérios, Multicargas, Fertilizantes, Petróleo, Combustíveis, Containers, Granéis, Reparos Navais, oferecendo ainda transbordo de bordo a bordo e um parque logístico e centro integrado de distribuição e armazenagem. Presentemente está sendo implantado uma Termelétrica que terá capacidade de 2,9 GW e uma UPGN- Uniade de Processamento de Gás Natural com capacidade de 40 MMm3/dia, estando prevista a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação.

 

Em Macaé será implantado o Terminal Portuário de Macaé voltado para atender a demanda da indústria de apoio às atividades de óleo e gás  que  irá contar com Terminais de Petróleo, de Combustíveis e Processamento de Gás Natural – UPGN

 

As centenas de empresas que gravitam em torno da cadeia de óleo e gás presentes na região geram inúmeras oportunidades de negócios nas áreas comercial, prestação de serviço e industrial, não só na cadeia produtiva do setor, mas, igualmente, para a produção de bens de consumo demandados pelo mercado regional que conta com alto poder aquisitivo.

 

Se fosse feita uma análise da localização empresarial ótima para o desenvolvimento de atividade empresarial pelo viés da logística e do mercado consumidor, considerando o triangulo formado pelos de três maiores centros de consumo do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, e Belo Horizonte, certamente a reposta recairia para a região compreendida no Polígono Logístico do Médio Paraíba fluminense. Tomando–se como referência o município de Resende, o Polígono se situa a 167Km do Rio de Janeiro, 272km de São Paulo e 440km de Belo Horizonte, com acesso rodoviário e ferroviário a esses centros de consumo, além de se situar relativamente equidistante dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Santos e dos aeroportos Tom Jobim, Guarulhos e Viracopos.

As principais atividades econômicas industriais do Polígono Logístico são os setores automotivo, metal mecânico e químico e o agronegócio. O turismo é outro segmento representativo e com grandes possibilidades de se expandir, dado  a sua proximidade do mercado consumidor  e dos inúmeros atrativos naturais oferecidos representados pelos rios e cachoeiras, pela diversidade da fauna e flora presentes nas Serras do Mar e da Mantiqueira, aliado a eventos esportivos e culturais tendo como pano de fundo uma gastronomia requintada.   Para quem deseja praticar esportes náuticos, o Polígono fica próximo de Paraty e Angra dos Reis que conta com a maior reserva de Mata Atlântica do Brasil.

 

O Polígono Empresarial da Costa Azul é economicamente multivocacionado, pois tanto é viável para o desenvolvimento de atividades empresariais voltadas para a cadeia de óleo e gás e do ramo de confecção na linha moda praia, como também para as atividades de turismo. Embora as vocações econômicas  possam aparentemente se mostrarem  conflitantes, na verdade elas coexistem de forma complementar e ambientalmente sustentável.

Uma região que conta com praias com mar turquesa, lagoas e dunas como as existentes nas cidades de Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Maricá, Saquarema e Iguaba oferece, indiscutivelmente, inúmeras oportunidades de investimentos na área de turismo.

Ocorre que adicionalmente a região se localiza entre as Bacias de Santos e de Campos, que são as maiores províncias petrolíferas do país, o que significa que inúmeras atividades de prestação de serviço voltado para o setor estão se instalando na região, dentro outros aspectos  devido a presença do Aeroporto Internacional de Cabo Frio que está transformado o município num hub de apoio as atividades offshore da Petrobras. Deve-se ainda citar  o município de Maricá porta de acesso da Rota 3 de gás em direção ao Coperj, um grupo privado pretende construir no município um Porto de apoio as plataformas marítimas, o projeto prevê a construção de uma UPGN na retro área  beneficiando  o gás proveniente da Bacia de Santos.

De acordo com a ANP- Agência Nacional do Petróleo entre 2020 a 2024 a região irá receber R$ 8,9 bilhões a título de royalties do petróleo a maior quantia para uma única região. Esses recursos serão em grande parte canalizados para projetos de infraestrutura urbana, desenvolvimento tecnológico e área social, com impactos positivos no IDH contribuindo para o desenvolvimento de novos projetos empresariais.

 

Localizado em um dos litorais mais exuberantes do Brasil, este Polígono conta com centenas de ilhas, praias com águas cristalinas e o maior fiorde do país, embora reconhecido pelo seu cenário oceânico, poderia igualmente  ser chamado de Polígono da Mata Atlântica, nas suas montanhas se encontra a maior área preservada de floresta da mata atlântica brasileira. Isso faz com que a região tenha uma paisagem montanhosa que não fica nada a dever ao seu belo litoral.

Aos aspectos acima expostos somam-se cidades charmosas cuja arquitetura e traçado urbano remontam a época colonial, atividades culturais diversificada e de qualidade, gastronomia internacional, esportes aquáticos e os realizados nas montanhas, uma infraestrutura de serviço hoteleira consolidada em todos os elos da cadeia turística. Este conjunto de fatores evidencia que a região oferece inúmeras oportunidades de investimentos para as atividades que gravitam em torno da área turística, pois, adicionalmente, ela se localiza ao maior mercado consumidor brasileiro. 

 

 A região Serrana Fluminense é empresarialmente multi vocacionada, por ser competitiva em diversos seguimentos de atividades. Ela é locacionalmente adequada para investimentos na área de turismo, pois conta com áreas verdes, montanhas e rios encachoeirados, que propiciam a prática de inúmeros esportes ao ar livre, aliado a atividade cultural e gastronomia de alta qualidade oferecidos.  O mesmo se dá para projetos da área do agronegócio, a região concentra a maior produção de hortigranjeiros e flores do estado. Por último deve-se destacar as vantagens locacionais que ela oferece para a atividade industrial, a Região Serrana detém um dos maiores parques de confecção, metalomecânico e de reparo aeronáutico do Rio de Janeiro. Isso tudo somado gera inúmeras oportunidades de negócios na área de prestação de serviços.

Ao se instalar na área serrana a empresa irá se localizar numa região equidistante da Bacia de Campos, da cidade do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e leste de São Paulo, além de contar  com infraestrutura física de qualidade e boa logística de acesso aos mercados situados na sua área de influência.

Por último, e não menos importante, a região oferece qualidade de vida para os investidores, traduzida na excelência dos serviços de saúde e educação oferecidos, das atividades culturais e de lazer presentes e da presença de área verde, ela conta com inúmeras reservas florestais e biológicas.

Copyright © Creado por Codin - Todos los derechos reservados

Telefone: +55  (21) 2334-1400

Siga-nos em nossas redes sociais