top of page

Construção de usina de hidrogênio verde no Porto do Açu, no Rio de Janeiro...


A Porto do Açu Operações e a Fortescue assinaram um memorando no qual avaliam a construção de um usina de hidrogênio no Rio de Janeiro.


Controlada pela Prumo Logística, a Porto do Açu Operações, juntamente com a Fortescue Future Industries, assinaram um memorando de entendimento para estudar a viabilidade da construção de uma usina de hidrogênio verde de 300 megawatts (MW) no local. O documento ainda possui outros projetos, de energia solar e eólica, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.


Porto do Açu e fontes renováveis


A disponibilidade de hidrogênio verde e energia renovável promoverá ainda mais a industrialização sustentável do Porto do Açu, incluindo a produção de aço verde, fertilizantes, produtos químicos, combustíveis e outros produtos manufaturados.


De acordo com os termos do memorando de entendimento, o hidrogênio será destinado à produção de 250 mil toneladas de amônia por ano, amplamente utilizada na área de fertilizantes agrícolas. O CEO do Açu, José Firmo, disse em uma entrevista conjunta que a própria usina será movida por projetos eólicos e solares.


Em fevereiro, a norueguesa Equinor assinou um memorando de entendimento à parte, para avaliar a construção de uma usina solar no Porto do Açu. Caso o projeto se concretize, o porto irá receber grandes investimentos na construção dos projetos.


439 visualizações0 comentário
Notícia, Artigo ou Reportagem
bottom of page