top of page

Dia da Indústria: incentivos fiscais e áreas livres na Codin


Todo 25 de maio a CODIN celebra o Dia Nacional da Indústria. A produção industrial é um dos mais importantes alicerces da evolução da sociedade em diversos países, e por aqui não é diferente. Graças à indústria, todos os outros setores são fortalecidos.

No Estado do Rio de Janeiro o PIB Industrial gira em torno de R$ 166 bilhões anuais, equivalente a 12% da indústria nacional. Em escala nacional, o setor industrial é responsável por 22% do PIB, 49% das exportações, 20% de participação na geração de empregos formais e 32% dos tributos federais do país.

Os números são expressivos e a sua maior relevância está no desenvolvimento econômico. Portanto, o dia é de exaltação aos espaços de produção de maior representação para as economias nacionais e seus trabalhadores.

Dia de celebrar a alta da indústria do RJ. De acordo com os indicadores conjunturais regionais do IBGE, o setor cresceu 0,7% em março, ante fevereiro, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa indica que a variação da produção industrial fluminense, entre março deste ano e o mesmo mês de 2022, atingiu 5,8%. No acumulado de 2023, entre janeiro e março, o avanço do setor industrial do estado é de 6,1%. E tem mais: nos últimos 12 meses, a produtividade industrial do Rio de Janeiro só fica atrás dos estados do Mato Grosso (10,2%) e do Amazonas (7,5%).

Depois de tantas notícias boas, é preciso reconhecer o incansável trabalho do governador Cláudio Castro (@claudiocastrorj) em ações de apoio à instalação e manutenção em indústrias no estado do Rio de Janeiro, bem como a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Serviços, na pessoa do secretário Vinícius Farah (@vinicius.farah), para a expressiva retomada do crescimento econômico do RJ.

Para o presidente da CODIN, Julio Andrade, o Dia Nacional da Indústria é oportunidade para reafirmar a importância do setor para o ambiente econômico brasileiro. "A Indústria é a força que impulsiona o desenvolvimento e a Codin tem feito a sua parte, abrindo as portas do estado do Rio de Janeiro para o empreendedor industrial”, conclui.


Para finalizar, lembramos que a Codin dispõe de uma equipe especializada, pronta para indicar aos empreendedores a melhor forma de investir em todo o Rio de Janeiro. Entrar em contato com a gente é simples, basta acessar o portal www.codin.rj.gov.br, mandar um e-mail ou conversar on-line com nossos atendentes.


Parabéns aos que trabalham na Indústria, o motor do desenvolvimento brasileiro. Contem sempre com a CODIN!

O Dia da Indústria, 25 de maio, foi instituído em homenagem ao patrono da atividade no Brasil, Roberto Simonsen, falecido nessa data, em 1948. Sua trajetória sintetiza a força, resiliência e capacidade de trabalho do empresariado do setor.

25 visualizações0 comentário

Comments


Notícia, Artigo ou Reportagem
bottom of page