Governo do Estado atrai uma das maiores empresas de Comércio Exterior do país
- Codin Rio
- 29 de abr.
- 2 min de leitura

Rio de Janeiro avança como centro estratégico para o comércio exterior
O Governo do Estado do Rio de Janeiro deu mais um passo importante para fomentar o comércio exterior e estimular a economia fluminense. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN) assinaram um Termo de Acordo de Regime Especial da Lei 9025, de 2020, conhecida como Riocomex, com a Sertrading, considerada uma das maiores empresas do setor no Brasil. A assinatura foi realizada no estande da Codin na Intermodal South América, maior evento do segmento de logística das Américas, que aconteceu no Centro de Convenções Distrito Anhembi, em São Paulo.
"É com grande satisfação que recebemos a chegada desta importante empresa ao nosso estado. A presença de uma gigante do comércio exterior no Rio de Janeiro não apenas fortalece nossa posição no cenário econômico, mas também traz novas oportunidades de emprego e desenvolvimento para nossa população. O futuro do Comércio Exterior fluminense é promissor, e juntos, estamos construindo um estado mais forte e competitivo.” — Cláudio Castro, Governador do Rio de Janeiro.
A cerimônia foi acompanhada pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, pelo presidente da Codin, Fábio Picanço, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Estado do Rio de Janeiro (Sindicarga), Filipe Coelho, dos diretores da Sertrading, Juliana Tassinari e Luiz Vieira, além do presidente da AgeRio, Sérgio Gusman, e de representantes do Comex de todo o país.
"A assinatura do acordo dentro da CPPDE - Comissão Permanente de Políticas para o Desenvolvimento Econômico - reforça o compromisso do governo em estimular o desenvolvimento econômico com políticas estratégicas que geram empregos, atraem investimentos e modernizam a infraestrutura logística do estado" - destacou Fernanda Curdi.
A Sertrading movimenta R$ 25 bi ao ano, possui parcerias estratégicas com 16 segmentos da economia e exerce papel relevante na cadeia de distribuição de diferentes setores, com excelência e inovação nos processos e nas soluções tecnológicas. A partir de agora, a empresa está apta a usufruir o incentivo fiscal e iniciar suas atividades em território fluminense, o que deve acontecer a partir do mês que vem.
"Esse é mais um avanço na construção de um Rio de Janeiro mais competitivo e conectado ao mercado global. Trabalhamos sem parar por um ambiente favorável para atrair mais negócios, e essa nova parceria certamente impulsionará o crescimento econômico e a modernização do setor em nosso estado" - concluiu Picanço.
No ano passado, a participação da Codin na Intermodal South America colaborou para a vinda da maior trading de comércio exterior do Brasil para o estado do Rio de Janeiro.